Job Interview como atividade social em Língua Inglesa

Foto por Andrea Piacquadio em Pexels.com
  1. Can you tell me about yourself?
  2. What would you do when you have a deal with a difficult client or a co-worker?
  3. Where do you see yourself in five years?

Certamente se você já passou por uma entrevista para conseguir uma vaga de emprego numa empresa, você se deparou com as questões acima. 1. “Fale um pouco sobre você?”; 2. “O que você faria ao lidar com um cliente ou colaborador ‘difícil’?”; 3. “Aonde você se vê daqui há 5 anos?”.

Além de serem questões que avaliam o autoconhecimento do candidato, as estratégias de inteligência emocional, são questões norteadoras de uma entrevista. Você já pensou em respondê-las?

Agora imagine você respondendo estas questões em Inglês. (Não vale recorrer ao Google Tradutor ou tutoriais no You Tube!)

É difícil? Eu diria que não, se você pensá-las sobre os seguintes aspectos:

a) Em ‘1’, você responderia sobre aspectos atuais da sua carreira ou sobre o que você construiu até aqui? Você usaria frases no presente ou no passado? Como você iniciaria sua resposta?

b) Em ‘2’ ao tratar sobre uma situação difícil, você contaria ao entrevistador uma situação que aconteceu com você ou iria falar sobre uma situação hipotética? E se o entrevistador descrevesse uma situação difícil e pedisse a sua opinião a respeito, como você responderia?

c) A questão ‘3’ parece ser uma questão ‘da moda’ de recursos humanos, mas não é: o entrevistador deseja saber se você é uma pessoa que consegue fazer seu planejamento pessoal e profissional para os próximos anos de forma coerente com a sua formação e se você tem objetivos a médio e longo prazo. E aí, você falaria sobre sua situação atual ou sobre o que você deseja para o futuro?

Estas questões norteiam o que chamamos de ‘atividade social’ em Inglês: dependendo da escolha do falante, elaboramos as respostas, analisamos as escolhas, corrigimos o texto e a pronúncia. Tudo de acordo com o que o falante domina do idioma e com os padrões da língua. Você já pensou nos tempos atuais, de pandemia, fazer uma entrevista online em Inglês? Já pensou em como você poderia se preparar para isso?

Como dica, deixo aqui algumas sugestões de resposta para as questões iniciais: 1. ‘I’ve worked in …….. since…..’; 2. ‘First, I would be …..and I would have to do ….’; 3. ‘ Well, In five years, I would like to be …’.

Se você desejar um atendimento mais personalizado, entre em contato comigo. Faça aulas de Inglês de acordo com a sua necessidade, amplie seus conhecimentos. e alcance seus objetivos de vida. @GiselleMooca

Giselle Santos é Professora de Língua Inglesa na Prefeitura de São Paulo há 9 anos, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós Graduada em Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem em Língua Inglesa pela PUC/SP.

Um comentário sobre “Entrevista em Inglês – Como fazer?

  1. Ótimas dicas @GiselleMooca! Uma profissional incrível como Você agregará muito valor na preparação para entrevistas em Inglês! Esse preparo é extremamente importante hoje em dia, onde o Inglês acaba sendo um pré-requisito de qualificação para vagas estratégicas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s